Pular para o conteúdo

Saab retoma proposta do Gripen E/F para a Força Aérea da Índia com produção local

Avião de caça estacionado com dois homens em uniforme discutindo próximo a equipamento eletrônico.

Reportagens da imprensa local indicam que a sueca Saab voltou a movimentar suas propostas para equipar a Força Aérea da Índia com os caças Gripen E/F, desta vez incluindo alternativas adicionais para a produção local das aeronaves como forma de obter o aval de Nova Délhi. Com isso, a empresa tenta recuperar terreno depois de ter ficado de fora do processo que culminou na seleção do Rafale, fabricado pela Dassault - um contrato de grande peso que pode se traduzir em encomendas de cerca de 114 aeronaves para elevar o número de esquadrões operacionais do país.

O que a Saab está oferecendo à Força Aérea da Índia com o Gripen E/F

A iniciativa foi citada recentemente por Mikael Franzen, atual diretor de marketing do caça Gripen e vice-presidente da área de negócios aeronáuticos da Saab. Segundo ele: “Em nossos contatos com o governo da Índia, propusemos a criação da planta industrial aeroespacial mais avançada do mundo, abrangendo o projeto, a produção e a manutenção em múltiplos níveis”.

Mais adiante, o executivo afirmou que, entre os concorrentes disponíveis no mercado, o Gripen se diferencia por reunir tecnologia avançada e, ao mesmo tempo, compatibilidade com as plataformas hoje em operação no país. Além disso, ele ressaltou o posicionamento do modelo como uma alternativa acessível, o que, na visão da Saab, abriria espaço para compras em grandes volumes e em ritmo acelerado pela Força Aérea da Índia.

Cronograma, lote inicial e início da fabricação local

Sobre esse último aspecto, a Saab aponta que as primeiras aeronaves poderiam ser entregues ao fim do terceiro ano após a assinatura do contrato. Na prática, isso significaria que um lote inicial, de aproximadamente 18 aviões, seria produzido em território sueco, até que a estrutura necessária estivesse pronta no país asiático para dar início à fabricação local.

Quanto às unidades produzidas na Índia, o plano ainda prevê a possibilidade de integração de tecnologias nacionais. E, depois de completar a própria frota, o país poderia avaliar oportunidades de exportação.

Capacidades do Gripen: guerra eletrônica, armamentos e Inteligência Artificial

Ao reforçar a defesa do Gripen como uma plataforma de combate avançada para a Índia, Franzen destacou que, além de permitir produção em grande escala, o caça seria entregue com as atualizações mais recentes em guerra eletrônica e com capacidade de integrar um amplo conjunto de armamentos. Outro ponto apresentado como diferencial é a incorporação de tecnologia de Inteligência Artificial, que ainda está em desenvolvimento e que, de acordo com a Saab, coloca a plataforma em posição pioneira frente a outras alternativas.

Transferência de tecnologia e participação de parceiros indianos

No campo industrial, a Saab também sinalizou disposição para assegurar a transferência de tecnologia necessária à implementação do programa - um elemento que, historicamente, Nova Délhi considera decisivo na compra de novos sistemas. Para tornar a proposta mais atraente do ponto de vista econômico, a companhia sueca afirmou que a cooperação com parceiros indianos permitiria envolver mais de 300 atores industriais de diferentes portes, os quais, posteriormente, poderiam aproveitar a experiência acumulada e aplicá-la em projetos autóctones.

Cooperação Índia–Saab já existente: Carl-Gustaf M4 em Haryana

Por fim, vale considerar que, se o plano avançar, este não seria o único projeto a aproximar Índia e Saab no campo militar-industrial. Um exemplo relevante é a parceria ligada aos canhões sem recuo Carl-Gustaf M4, produzidos no estado de Haryana por meio da Saab FFVO India Pvt Ltd. Assim como se propõe para o Gripen, a produção local contribuiu para encurtar prazos de fabricação e entrega e, ao mesmo tempo, abriu ao país a chance de manter as plantas industriais ativas graças a acordos de exportação voltados aos mais de 40 usuários do sistema de armamento.

Imagens utilizadas a título ilustrativo.

Você também pode se interessar por: A Índia apresentou oficialmente seu novo míssil hipersônico LR-AShM durante o desfile do Dia da República

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário