Desde que a União Europeia comunicou que a venda de carros com motores a combustão será proibida a partir de 2035, diversos países vêm implementando, aos poucos, regras mais rígidas para a circulação de veículos com motor térmico dentro das cidades. Portugal também entrou nessa onda, porém é na Espanha que o endurecimento vem sendo mais pesado.
Na prática, o governo espanhol está ampliando as limitações de tráfego em áreas urbanas - e elas já alcançam até motoristas de carros a diesel com cerca de 10 anos de uso.
“Comprei o meu Diesel em 2017 a pensar que estava preparado para o futuro”, disse Jorge López, um morador de Madri, ao Euro Weekly News, ao prever que terá de trocar de carro antes do que imaginava. “Tratam-me como se estivesse a conduzir um carro velho com mais de 20 anos. Sinto-me completamente enganado”.
Bilbau foi uma das primeiras cidades a apertar o cerco, ao restringir a circulação de veículos com selo B (carros a gasolina matriculados entre 2001 e 2005 e Diesel entre 2006 e agosto de 2015) nas suas Zonas de Baixas Emissões (ZBE) - mas a tendência é que a medida se espalhe para outros municípios.
Ao todo, essas políticas envolvem mais de 160 Zonas de Baixas Emissões (ZBE), nas quais passam a valer proibições ou limitações específicas para os veículos considerados mais poluentes.
Mais de nove milhões de condutores afetados
As estimativas indicam que as restrições adicionais de circulação devem atingir mais de nove milhões de automóveis, o que equivale a cerca de 31,5% da frota em circulação na Espanha.
O que são as ZBE espanholas?
Na Espanha, todas as cidades e municípios com mais de 50 mil habitantes tiveram de criar Zonas de Baixas Emissões (ZBE) até 2023. Para controlar o acesso, os veículos autorizados a entrar nessas áreas são classificados em quatro selos:
- Zero: automóveis elétricos, com extensor de autonomia ou com célula a combustível e híbridos plug-in com autonomia elétrica superior a 40 km;
- Eco: automóveis híbridos plug-in com autonomia inferior a 40 km, híbridos convencionais e veículos a GLP (GPL);
- C: carros a gasolina matriculados a partir de 2006 e Diesel desde setembro de 2015;
- B: carros a gasolina matriculados entre 2001 e 2005 e Diesel entre 2006 e agosto de 2015.
Já os veículos que não possuem qualquer selo ambiental ficam impedidos de entrar nessas zonas.
Mais cidades vão seguir o exemplo
Bilbau foi uma das primeiras cidades a “dar o primeiro passo”, mas diferentes municípios já anunciam iniciativas parecidas - com cronogramas próprios.
Málaga e Palma de Maiorca pretendem restringir a circulação de veículos com selo B nas ZBE a partir de janeiro de 2027. Reus, em Tarragona, vai impor a proibição total a partir de 1 de janeiro de 2028 (com exceção para moradores), enquanto Santander, na Cantábria, prevê aplicar a medida a partir de 31 de dezembro de 2030.
A Catalunha, por sua vez, se prepara para adotar a linha mais severa: a partir de 1 de janeiro de 2026, veículos com selo B só poderão circular em dias sem alerta de poluição; a partir de janeiro de 2028, a proibição passará a ser total e permanente em todas as ZBE da região.
E em Portugal?
Em Portugal, também há áreas com circulação limitada para veículos mais antigos. As chamadas Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) existem apenas em Lisboa e estão em vigor desde 2011.
Mesmo sem um sistema de selos como o espanhol, nessas áreas só podem circular veículos equipados com sistemas de redução de emissões aprovados pelo IMT e acompanhados da documentação que comprove essa condição. Saiba mais sobre o assunto aqui.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário